202010.27

Mudanças podem parecer bastante assustadoras. Isso porque envolve diversas tarefas que precisam ser feitas e cuidados que devem ser tomados. E a hora de empacotar tudo também pode ser bem estressante, sobretudo quando se trata de itens frágeis e valiosos, que poderiam facilmente se quebrar ou serem danificados durante a mudança. Por isso, se você tem obras de arte decorando a sua casa e precisa transportá-las com segurança para seu novo lar, é extremamente importante saber como embalar quadros e obras de arte para a mudança residencial de forma segura.

O que você vai precisar para embalar quadros e obras de arte para a mudança residencial corretamente?

A primeira etapa para garantir que você vai poder embalar quadros e obras de arte para a mudança residencial adequadamente é conseguir os recursos e materiais certos para essa tarefa. Assim, você garante que todos os seus pertences estarão protegidos e não serão danificados, evitando vidros estilhaçados, pedaços quebrados e outros problemas que poderiam ocorrer caso tudo não fosse embalado cuidadosamente e de modo adequado.

  • Ou seja, você vai precisar dos seguintes materiais:
  • Caixas em tamanhos variados;
  • Fitas adesivas resistentes, de preferência daquelas mais grossas;
  • Papel de embalagem, geralmente é utilizado papel kraft;
  • Uma boa quantidade de plástico bolha;
  • Marcadores permanentes. 

Esses itens já são o suficiente para assegurar que as suas obras de artes permaneçam seguras. Mas, é claro, outros objetos ainda podem servir de apoio ao longo do processo, caso você se sinta mais confiante os utilizando.

Começando a embalar quadros e obras de arte para a mudança residencial

Embalar quadros e obras de arte para a mudança residencial, assim como outros pertences que são mais frágeis, exigem um cuidado extra. Por isso, preste bastante atenção nas instruções abaixo, elas certamente vão ajudar e muito nessa tarefa para que tudo ocorra bem e a sua mudança seja um sucesso no final!

Coloque a obra de arte em caixas que tenham o tamanho apropriado

Classifique as obras de arte que você tem e que precisam ser embaladas de acordo com o tamanho. Na maioria dos casos, peças de pequeno e médio porte podem ser agrupadas, para assim aproveitar melhor o espaço dentro das caixas. Por outro lado, se você estiver movendo grandes peças de arte, é melhor embalar cada uma delas em uma caixa especial separada. Para isso, é importante que ela seja um pouco maior do que o item que você está embalando.

Dessa forma, certifique-se de ter uma caixa de tamanho apropriado para cada uma das obras de arte maiores que você tiver. Elas podem ser compradas em diversos tipos de loja ou, ainda, caso não encontre no tamanho que você precisa, você pode desmontar caixas usadas e utilizá-las para montar uma estrutura maior.

Se tiver vidro, marque-o com um X, caso contrário proteja com plástico

Se a moldura tiver uma cobertura de vidro, uma dica muito valiosa é utilizar fita adesiva para colocar um X no vidro. Isso impedirá que ele estilhace totalmente ou se mova muito em caso de quebra. Garantindo, assim, uma proteção extra até para que ninguém se machuque na hora de desembalar a obra de arte em questão.

Já se a peça não tiver a proteção de vidro sobre ela, o recomendado é proteger a frente do quadro embrulhando-o em várias camadas. Para isso, pode ser usado filme plástico de cozinha mesmo.

Embrulhe a obra de arte com papel e plástico bolha

Em uma superfície plana, coloque o papel de embalagem de forma que as pontas se sobreponham para criar uma área com pelo menos o dobro do tamanho da obra de arte. Se for um quadro, coloque a moldura com o vidro voltada para baixo contra o papel. Então, dobre as pontas do papel em volta, como se fosse um presente. Nunca utilize jornal para essa etapa, pois embora seja um material interessante e que funciona bem para preenchimento de caixas, o papel pode deixar marcas na arte.

Agora, use fita adesiva para enrolar a obra tanto no sentido do comprimento quanto da largura. Isso garantirá que o papel permaneça no lugar durante a mudança residencial. E, é claro, repita todo esse processo com o plástico bolha.

Caso o seu objetivo seja embalar quadros e obras de arte para a mudança residencial menores, certifique-se de empacotar tudo separadamente, mesmo que eles sejam posteriormente transportados na mesma caixa. Assim, você vai ter uma garantia maior de que o vidro não se quebre. E, se você deseja proteção adicional para os cantos de suas molduras, compre protetores de canto, fabricados em papelão, que são projetados especialmente para esse fim.

Preencha a caixa, feche com fita adesiva e etiquete!

Após embalar quadros e obras de arte para a mudança residencial corretamente no papel de embalagem e no plástico bolha, é hora de colocá-los na caixa. Para isso, você poderá utilizar jornal amassado para preencher os espaços vazios, assegurando-se de que as peças não vão se mexer dentro das caixas quando estiverem sendo movimentadas. Depois, é só colocar fitas adesivas nas extremidades do papelão para selar as caixas completamente. 

Não se esqueça, ainda, de marcar a parte externa em ambos os lados com marcador permanente. Escreva o conteúdo da caixa e, é claro, a palavra “frágil”. Para facilitar ainda mais o processo, você também pode adicionar o cômodo da casa onde aquele quadro deverá ficar, como na sala de estar, no quarto ou na cozinha, por exemplo.

Colocando as caixas no caminhão de mudança

É recomendado que as caixas com quadros sejam presas em objetos pesados para que não se movam durante o transporte, ou ainda sejam fixados nas laterais do caminhão ou em um local onde não haja perigo de caírem.

Precisando embalar quadros e obras de arte para a mudança residencial? 

Se você vai se mudar de casa e precisa embalar quadros e obras de arte para a mudança residencial, a Granate pode te ajudar. Nossos técnicos são experientes e qualificados para entender a necessidade de aplicar técnicas especiais sempre que for preciso. Faça um orçamento e conte com os melhores serviços para tornar a sua mudança muito mais tranquila!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *