202006.05

Você encontrou a casa dos seus sonhos e assinou o contrato de compra ou locação. Tudo o que resta a fazer é se mudar e essa é a parte mais fácil, não é? Bom, muitas pessoas discordam disso. Se todos os seus pertences pudessem aparecer magicamente em na nova residência sem preocupações ou suor da sua parte, você com certeza se mudaria rapidamente. Afinal, uma mudança residencial pode ser muito estressante, principalmente se não houver um planejamento adequado. 

Uma mudança organizada e sem muitas preocupações é o sonho de muitas pessoas. E saiba que, na verdade, todo esse momento pode ser bem menos trabalhoso se você dividir as tarefas em checklists.

Saiba o que fazer para não esquecer de nada durante a mudança residencial

Para te ajudar neste momento e assegurar que você não esqueça nada, a Granate preparou uma checklist para que você possa se organizar da melhor forma. Assim, há mais chances para que a sua próxima mudança residencial seja realizada com o mínimo de transtorno possível.

2 a 3 meses antes da mudança residencial

Assim que você decidir que vai se mudar, essa é a hora de começar a reunir documentos importantes que você precisará levar para o seu novo local. Você também deve percorrer pela sua residência atual, analisando todos os seus pertences, para assim decidir o que gostará de levar para a nova casa. Caso tenha itens que não vá mais usar, poderá vendê-los ou doá-los. Será muito mais fácil concluir sua checklist quando você não estiver atolado em posse de que não quer e nem precisa.

Comece a calcular as despesas que você terá e, caso precise trocar seus filhos de escola, já procure ir atrás de toda a papelada necessária. Crie uma pasta com documentos importantes, como contratos, apólices, certidões e etc. Dessa forma, você terá a certeza de não esquecer nenhum documento importante ou correr o risco de perde-lo durante a mudança.

5 a 6 semanas antes da mudança

Faça um inventário completo de seus pertences e reúna materiais para embalar todas as suas coisas. Neste momento você já pode começar a procurar por uma empresa de mudança residencial experiente no segmento. Algumas delas já contam com todos os materiais que você precisará. 

Comece então a arrumar tudo, um cômodo de cada vez. Primeiro, vá embalando os itens que não são imediatamente necessários. 

4 semanas antes da mudança

Então falta apenas um mês para a sua mudança residencial!  Se ainda não tiver começado a procura por uma empresa de mudança especializada, melhor ir atrás disso para tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço e fechar o contrato. Não é recomendado fazer a mudança por conta própria, porque o prejuízo pode ser enorme. 

Crie um plano de refeições estratégico para ir esvaziando sua geladeira, freezer e despensa. Evite também fazer compras grandes no supermercado. Além disso, informe para as empresas, como bancos, telefonia, internet, entre outras, sobre a mudança, bem como os amigos e familiares.

25 dias antes da mudança

Compre fita adesiva, para fechar as caixas, e embalagens especiais, para terminar de embalar aqueles objetos frágeis. Você pode, por exemplo, optar por plástico bolha, papel manilha, papel kraft ou jornais para envolver itens como louças, vasos, quadros e outros. Verifique o que ainda está parado em desuso na sua casa e que não foi vendido ou doado até então. Este momento pode ser usado para terminar de se desfazer do que não é mais útil para você ou sua família, incluindo brinquedos, móveis e roupas.

15 dias antes da mudança

Está cada vez mais perto da mudança! Continue embalando os seus pertences, agora dando atenção para o que você não precisa em um prazo médio. Não se esqueça de guardar seus objetos por cômodo, para facilitar na hora de arrumar tudo na casa nova. Coloque etiquetas em todas as caixas, de preferência bem detalhadas. Se preferir, pode utilizar cores diferentes, números e letras para se organizar melhor.

Caso tenha muitos pertences, pode começar a pensar em levar alguns itens mais leves, como roupas, em malas no seu próprio carro. É possível fazê-lo sem precisar esperar pelo dia da mudança de fato, dessa forma você já consegue ir ajeitando algumas coisas na sua casa nova. E deixa mais espaço no caminhão de mudança para levar outros objetos.

Não feche as caixas ainda, afinal você poderá precisar de algo antes da mudança! 

10 dias antes da mudança

Solicite o desligamento e/ou a transferência de determinados serviços, como televisão, telefone e internet, para não ficar sem eles na sua casa nova. Se tiver crianças ou animais de estimação, esta é a melhor hora também para já começar a ver com parentes e amigos se alguém pode cuidar deles durante a mudança.

Separe as coisas importantes e de valor, como joias, passaportes, documentos, dinheiro, talões de cheque e outros. Para evitar transtorno, leve-os consigo no dia da mudança e não dentro do caminhão junto com seus outros pertences. Se tiver um cofre, pode guardar tudo dentro dele para o transporte.

7 dias antes da mudança

Mande seus cobertores, tapetes, edredons e cortinas para a lavanderia. Assim você se certifica que eles já chegarão limpos na casa nova e você não vai precisar se preocupar com isso quando tudo ainda estiver uma bagunça. Aproveite também para separar um “kit de sobrevivência”. Isto é, os objetos que serão necessários nos primeiros dias, como papel higiênico, escovas de dente, panelas, pratos e talheres. Dessa forma, você não precisa se desesperar enquanto organiza seus pertences na casa nova.

Caso vá se mudar para um condomínio, não se esqueça de verificar os horários para mudanças e notificar o responsável. Cuidado para não deixar isso para última hora!

3 dias antes da mudança

Verifique todas as etiquetas das caixas para ver se estão corretas. Você também pode começar a fechá-las com fita adesiva. Verifique se o peso dos objetos está de acordo com a caixa para que ela não rasgue durante a mudança residencial. Defina as responsabilidades de cada membro da família. Se necessário, busque ajuda de amigos ou outros familiares. 

Caso já tenha consumido todos os itens da geladeira e freezer, pode aproveitar agora para desligá-los. Deixe as portas abertas para que degelem e, após isso, passe um pano limpo para secá-los totalmente. Depois é só embalar com cuidado para não sofrerem avarias durante a mudança. Pode fazer o mesmo com outros eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos que não for usar mais.

1 dia antes da mudança

Desligue o restante dos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos para que eles estejam todos em temperatura ambiente no dia da mudança. Olhe a casa inteira para verificar se está tudo embalado corretamente e não esqueceu de nada. Tenha uma boa noite de sono para estar na melhor forma para grande dia da mudança residencial.

No dia da mudança

Finalmente chegou o dia! Certifique-se de que todos os aparelhos estão desligados antes da empresa de mudança chegar e proteja seu piso e carpetes.

Conte com a Granate Mudanças

A Granate Mudanças oferece um serviço completo quando o assunto é mudança residencial. Contando com profissionais capacitados e todo o material necessário, a segurança dos seus pertences durante a mudança é garantida! Entre em contato conosco, tire as suas dúvidas e tenha a garantia de que seus pertences serão transportados de forma rápida, cuidadosa e com qualidade. Faça seu orçamento!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *